
Praça laços entre nós
Tipo de Projeto
Público
Location
Bigorrilho, Curitiba
Year
2025
Responsável
Alvaro Filho
Praça Laços Entre Nós foi criada com o objetivo de promover a união entre famílias, especialmente nos finais de semana, oferecendo um espaço de convivência, lazer e integração social.
A ideia do projeto nasceu da análise de um lote no bairro Bigorrilho. Considerando sua localização na cidade e o movimento intenso de pessoas que vivem ou visitam a área, o propósito central se tornou a construção de uma praça aberta ao público que incentivasse a união das pessoas e trouxesse mais bem-estar.
O local foi planejado para todas as idades, com foco em bem-estar e facilidade de acesso para quem busca passeios com a família, exercícios, diversão, socialização e relaxamento. A intenção é fazer com que a praça seja usada sempre, durante todo o dia, incentivando as pessoas a ficarem ali, aproveitarem o verde e sentirem-se em um lugar agradável, seguro e para todos.
%2008_03_50_e1928240.jpg)

%2008_03_50_40c8656e.jpg)
A iniciativa engloba a instalação de mesas para jogos e locais abertos para atividades físicas moderadas.
Adicionalmente, um setor dedicado à diversão das crianças foi implementado, proporcionando um ambiente seguro, recreativo e ideal para os pequenos.
%2008_03_51_ba2d1722.jpg)
%2008_03_50_65658daa.jpg)
%2008_03_51_53a66db3.jpg)
%2008_03_50_b1a20907.jpg)
O design inclui um espaço dedicado ao esporte, com duas quadras para diferentes modalidades e uma pista de skate, o que acentua a atmosfera vibrante e moderna do local. Adicionalmente, criamos uma pista de cooper que circunda a praça, ideal para quem gosta de caminhar ou correr, estimulando a prática de exercícios e a presença constante de pessoas no espaço durante todo o dia.

Uma das maiores dificuldades no planejamento deste ambiente urbano reside nas peculiaridades do solo, que exibe um rebaixamento significativo ligado a uma elevação gradual.
Através do estudo da área, notou-se a chance de executar um ajuste parcial dessa baixa, aproveitando o restante da conformação do terreno para gerar um espaço central com disposição em forma de raio, dando ênfase à diferença de altura presente e incorporando-a à ideia do projeto.
Um obstáculo considerável no desenvolvimento do projeto foi harmonizar todas as atividades e instalações voltadas para as diversas faixas etárias, preservando a excelência do espaço e mantendo áreas abertas generosas. Adicionalmente, o objetivo era assegurar a incorporação apropriada de árvores e arbustos, aprimorando o bem-estar ambiental e a beleza cênica do local.
Simultaneamente, fez-se preciso implementar soluções técnicas para estabilizar o solo nas áreas reservadas às quadras esportivas e à pista de skate, garantindo firmeza, proteção e uma integração harmoniosa com o terreno existente.

%2008_03_51_8b21872a.jpg)
Para finalizar, idealizamos uma área de repouso. A ideia inicial era plantar uma árvore bem grande para gerar sombra. Chegamos a pensar em colocar uma biblioteca, como no Parque São Lourenço. Acabamos preferindo criar um lugar só para relaxar, onde as pessoas pudessem sentar, ler, papear e socializar à vontade.
Pensamos nesse lugar como um ponto central, usando o formato do terreno como guia, para trazer as pessoas para o meio da praça e juntar tudo. Nos inspiramos também nas escadas em arquibancada para a área de descanso, lembrando os anfiteatros da Grécia e de Verona, para que as pessoas se sintam convidadas a ficar e apreciar o ambiente.
%2021_33_51_e7f1247e.jpg)